quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avifauna do Vale - Guaxo

Espécie: Cacicus haemorrhous

Ordem: Passeriforme
 
Família: Icteridae

Distribuição: Exclusivamente neotropical, ocorre desde o norte do continente sul americano, atráves da Amazônia, Pará e Pernanbuco, sudeste e centro oeste do Brasil.

Habitat: Floresta úmida, floresta secundária incluindo floresta decídua e mata de galeria. É comum em dossel e bordas de florestas, margem de rios e clareiras.

Reprodução: Leva de 24 a 36 para atingir a maturidade sexual e somente a fêmea constrói o ninho, em forma de bolsa com 40 a 70 cm de comprimento.

Ninhada: De 2 a 3 ovos brancos com pontos e manchas avermelhados e roxos.


Curiosidade:

     Na observação de uma colônia de Guaxo, realizada no bairro Bom Retiro- Ipatinga, a presença desta linda espécie não passa despercebida pela vocalização característica.

     Mesmo diante dos vários ninhos notava-se a construção de mais dois. Os indivíduos voavam em direção a mata ciliar a fim de buscar material para a construção, um casal sempre voava junto a procura de material, no entanto, somente a fêmea construía o ninho. O outro casal, no entanto, apresentou um comportamento distinto; a fêmea não recebia o auxílio do macho.

     Observou-se um comportamento curioso, a fêmea que não obtinha auxílio na busca por materiais, “roubava” pequenos fiapos do ninho vizinho que também estava sendo construído, tal comportamento também foi observado por Duca & Marini (2004) em estudo no Parque Estadual do Rio Doce.

     Provavelmente esse comportamento por parte da fêmea, foi uma estratégia para aumentar seu sucesso reprodutivo (fitness), pois a economia de energia feita ao “roubar” o ninho vizinho provavelmente foi alocada na postura de mais ovos e cuidado parental.

     Segue um pequeno vídeo, que embora não seja de boa quallidade demonstra o comportamento mencionado.

 

                 
 
 
Referência:
Duca C, Marini MA 2004 - Aspectos da nidificação de Cacicus haemorrhous (Passeriformes, Icterinae) no sudeste do Brasil - Ararajuba 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário