O Ipê-branco é uma espécie de beleza exuberante, quando florida adquire a forma de um grande buquê, as delicadas flores ao caírem formam um lindo tapede, digno de admiração.
As fotografias a seguir foram tiradas de um espécime que se encontra no bairro Veneza, Ipatinga.
As fotografias a seguir foram tiradas de um espécime que se encontra no bairro Veneza, Ipatinga.
- Nome Científico: Tabebuia roseo-alba
- Nome Popular: Ipê-branco, Pau-d’arco, Ipê-do-cerrado, Ipê-branco-do-cerrado, Planta-do-mel.
- Família: Bignoniaceae
- Ocorrência: Florestas estacionais semideciduais na Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Colômbia.
Características:
Alcança de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro, apresenta tronco reto e casca fissurada.
Ocorre principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem e que dura, em média, quatro dias. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro.
Aplicação Econômica:
O Ipê-branco é usualmente aplicado em ornamentação pelo exuberante florescimento, que pode ocorrer mais de uma vez por ano, e por apresentar folhagem densa de cor verde azulada. É particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao seu porte não muito grande.
A madeira é muito durável podendo ser usada na construção civíl, principalmente para acabamentos internos, sendo macia com superfície lustrosa.
Recuperação ambiental:
Por apresentar forte adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamentos em ambientes com tais características, sendo assim, são destinadas a recomposição da vegetação arbórea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário